terça-feira, 8 de maio de 2012

Os 10 experimentos militares que vão chocar você

No filme “X-Men Origins: Wolverine” um programa militar para a criação de um super-soldado, a arma IX. Conheça alguns dos experimentos militares reais mais bizarros feitos nos Estados Unidos, testados em civis e em soldados – tudo para aperfeiçoar a ciência da guerra.

Os militares não tentaram inserir adamantium no esqueleto de ninguém, ou sequer criaram garras retráteis, mas atiraram plutônio em vítimas de acidentes, testaram gás neurotóxico em marinheiros e tentaram Percepção Extra Sensorial.

10. VISÃO NOTURNA

A marinha estadunidense queria aperfeiçoar seus soldados e “instalar” neles uma visão noturna, que os ajudaria a enxergar raios infravermelhos durante a Segunda Guerra Mundial. No entanto, os nossos olhos não são capazes de captar esses sinais, pois não são tão sensíveis. Os cientistas da época sabiam que vitamina A melhorava a recepção de imagem nos olhos e então procuraram desenvolver uma vitamina alternativa para que seus soldados tivessem visão noturna. Alimentaram os voluntários com suplementos à base de fígado de peixe – depois de vários meses, a visão dessas pessoas começou a se modificar e alguns realmente conseguiram captar sinais infravermelos. Mas logo em seguida, outros cietistas desenvolveram os óculos de visão noturna e, mesmo tendo algum sucesso, a forma mais drástica de “ver melhor” foi pelo ralo.

9. VACINA DE PLUTÔNIO
Na mesma época do desenvolvimento da bomba atômica, o plutônio virou febre entre os cientistas. Eles queriam saber quais seriam os possíveis males causados pela substância. Os testes começaram dia 10 de abril de 1945, quando pesquisadores injetaram plutônio em uma vítima de acidente para ver quanto tempo demorava até que seu corpo se livrasse da substância radioativa. Esse foi apenas o primeiro de 400 experimentos com radiação. Estudos mais comuns incluiam análises da radiação no organismo, em diferentes doses, e possíveis tratamentos para o câncer.

8. DIRIGIR UM FOGUETE
Antes do homem ir para o espaço, ele dirigiu foguetes no chão. Cientistas da Nasa criaram projéteis que alcançavam a velocidade de 640 km/h – e, sim, não foram só os chimpanzés que os testaram (aliás, os macacos saíam dos testes, se não mortos, com sérios danos cerebrais). Foi em 1954 que o Coronel John Stapp, da Força Aérea, se submeteu ao teste. Ele alcançou a velocidade incrível de 1017 km/h, mas teve concussões, costelas quebradas, pulsos fraturados, perdeu alguns dentes e veias e seus dois olhos estouraram.

7. PORQUINHOS-DA-ÍNDIA PACIFISTAS

A maioria dos soldados não se apresentou para lutar contra vírus e bactérias mortais, mas 2300 adventistas do sétimo dia o fizeram. Em uma interpretação literal da Bíblia (“Tu não matarás”), os religiosos se candidataram para servir de cobaias, no lugar de porquinhos da índia, no desenvolvimento de vacinas contra armas biológicas. Ninguém morreu na chamada “operação casaco branco”, mas os adventistas passaram por desconforto, febres, calafrios e dores.

6. CAIR NA VELOCIDADE DO SOM

A Força Aérea queria descobrir como os pilotos poderiam sobreviver, caindo de grandes altitudes – como se estivessem saltando de um avião. A missão foi concedida ao Capitão Joseph Kittinger, que saltou várias vezes, cada vez quebrando recordes. A terceira vez que quebrou seu próprio recorde, ele saltou de 32 quilômetros de altura. A velocidade da queda foi tanta que ele quase quebrou a barreira do som: 988 quilômetros por hora (a velocidade do som é de 1224 km/h). Além disso, durante a queda, ele precisou suportar temperaturas extremas como 70 graus Celsius negativos!

5. ALUCINÓGENOS

Algumas drogas não têm apenas valor nas ruas, pelo menos era o que achavam alguns cientistas. O LSD, por exemplo, quase foi promovido a arma de guerra – já que, teoricamente, deixaria o inimigo tão doidão que ele não conseguiria lutar. De 1955 a 1972 alguns soldados fumaram, cheiraram e injetaram tudo o que aparecia de novidade. Foi cogitada a criação de uma artilharia de alucinógenos, que despejaria as substâncias nos inimigos, deixando-os sonolentos.

4. GÁS

Em 2002 foi revelado que, durante os anos 70, alguns integrantes da marinha americana receberam pulverização de gases “experimentais”. Na época, eles tinham como objetivo evitar a contaminação dos tripulantes dos navios com doenças, mas posteiormente começaram os experimentos que criariam o Gás Mostarda. Possíveis doenças causadas nos marinheiros daquela época, como diversos tipos de câncer, ainda estão sendo analisadas.

3. PERCEPÇÃO EXTRA SENSORIAL
Pessoas que dizem terem poderes psíquicos não têm muito crédito entre cientistas – o que não impediu o Pentágono de investir 20 milhões de dólares em pesquisas sobre o assunto. O objetivo era que os “superdotados” pudessem “ver” bunkers e outras estruturas militares dos inimigos à distância, descrevendo-as depois para os militares. O projeto foi cancelado depois de tentativas falhas.

2. GUERREIRO 24 HORAS

O sono pode ser o pior inimigo de um guerreiro, seja durante o dia ou a noite, já que batalhas não têm hora para acabar. Mas vários grupos militares tentaram mudar isso, distribuindo estimulantes entre seus soldados. Mais recentemente, uma droga que faria com que os militares ficassem acordados até 40 horas foi testada. Atualmente, os cientistas americanos estão desenvolvendo maneiras de manter o cérebro ativo com eletromagnetismo – se você está com sono, um pequeno choque logo resolve.

1. CONSTRUA SUA ARMADURA INTERIOR

Não estamos longe de ter soldados como o Wolverine, de X-Men. Cientistas buscam implantar nos militares qualidades encontradas em animais, como a resistência a altitudes de determinados tipos de pássaro e a capacidade de redirecionar o fluxo sanguíneo para regiões “não-críticas” do corpo durante o mergulho, como os leões-marinhos. O objetivo final é fazer com que os soldados sejam “a prova de morte”, contra qualquer tipo de condição: doenças infecciosas, armas radioativas, altitudes e temperaturas extremas e ambientes naturais perigosos. Exatamente como super-heróis mutantes.

quinta-feira, 3 de maio de 2012

Imagem Do Dia


Caranguejo gigante vira atração de aquário na Inglaterra

Por pouco, Claude, um caranguejo gigante, não terminou na cozinha de algum restaurante chique na Austrália. Mas o seu tamanho acabou chamando a atenção de um aquário da Inglaterra, e o caranguejo da espécie Monstro da Tasmânia foi comprado pra virar a principal atração do local. Com sete quilos e quase 40 centímetros de largura, Claude pode dobrar de peso, quando chegar à fase adulta.

- Eles são criaturas tão impressionantes que nós pensamos que valeu a pena comprá-lo - disse Rob Hicks, biólogo marinho do Parque Sea Life, em Weymouth, na Inglaterra.

Nos primeiros dias em sua nova casa, Claude sentiu a diferença de fuso horário entre a Austrália e a Inglaterra, além do cansaço da viagem de avião. Ele se alimentava pouco, mas agora, segundo os funcionários do Sea Life, Claude está "feliz".

- Levou alguns dias para superar o jet-lag, mas agora ele está se alimentando e feliz - contou o biólogo.
Fonte: Extra

A visão humana possui quantos megapixels?

Os olhos são os órgãos sensoriais da visão, os olhos capturam a luz que incide sobre as retinas dos olhos que é uma superfície parabólica de tecido vivo formado por células fotorreceptoras de luz que captam a luz e transformam essa energia luminosa em impulsos nervosos que adentram pelo nervo óptico que leva essas informações para o cérebro, para que lá sejam interpretados os feixes luminosos incindidos sobre os olhos, sendo os olhos as ferramentas com as quais o cérebro cria o campo visual; 
Ver com os olhos significa usá-los em prol da visão, enquanto o cérebro é a ferramenta essencial para processar os estímulos provenientes dos olhos criando a visão. Por isso, no sentido mais amplo da palavra visão (de percepção visual), esta requer a intervenção de zonas especializadas do cérebro no córtex visual que analisam e sintetizam a informação recolhida em termos de forma, cor, textura, relevo, etc. 

A visão é por isso a percepção das radiações luminosas, compreendendo todo o conjunto de mecanismos fisiológicos e neurológicos pelos quais essas radiações determinam impressões sensoriais de natureza variada, como as cores, as formas, o movimento, a distância e as intensidades das luzes visualizadas no ambiente. 
O olho é a câmera deste sistema sensorial e é no seu interior que está a retina, composta de cones e bastonetes, onde se realizam os primeiros passos do processo perceptivo. A retina transmite os dados visuais, através do nervo óptico e do núcleo geniculado lateral, para o córtex cerebral. No cérebro tem então início o processo de análise e interpretação que nos permite reconstruir as distâncias, cores, movimentos e formas dos objectos que nos rodeiam. 
Até bem pouco tempo atrás grande parte das pessoas confundia o "quilo", 10 elevado a terceira potência, com unidade de peso. Agora todos falam com propriedade de "mega", "giga" e "tera". Principalmente o primeiro já que, pelo menos por enquanto, a resolução das câmeras digitais está estacionado na casa do "mega", do um milhão de pixels. 
Mas você sabe quantos megapixels tem a visão humana? A retina humana tem uma média de cinco milhões de cones receptores nela. Os cones são os responsáveis da cor da imagem que vemos, com o que poderíamos deduzir que são 5 megapixeles o que temos como equivalente em nosso olho. Mas também há uns 125 milhões de bastonetes que detectam o contraste monocromático, que tem um um papel importante na nitidez da imagem que vemos. 

Mas ainda assim, 125 megapixes segue sendo uma má estimativa, porque principalmente, nosso olho não é uma câmera. Temos dois olhos que não param de piscar e se mover para cobrir um área muito maior que seu campo de visão e a composição de todas essas imagenes são unidas e analisadas pelo cérebro, de uma forma bem mais complexa e precisa que uma simples montagem de fotos. 
Num ambiente com luz satisfatória, conseguimos distinguir duas linhas finas separadas só por 0.01 graus. Isso equivale a dizer que, se nosso campo visual é de 120 graus na horizontal e 60 graus na vertical, temos um total de 576 megapixels de dados nessa imagem que estamos vendo neste exato momento. 
Curiosamente, muita gente não distingue a diferença de qualidade entre as fotografias de 300dpi e 150dpi (dpi=dot per inch=pontos por polegada) quando são impressas, observando-as de uma distância normal. Só que uma resolução de 150dpi é bem mais que suficiente para prover os dados suficientes a nosso cérebro para obter uma qualidade fotográfica como resultado. 
Outra curiosidade é que as mulheres tem mais cones e os homens mais bastonetes. Com o que podemos deduzir que as mulheres vêem as as cores mais brilhantes que os homens, mas nós temos melhor acuidade visual.

Qual o tipo de homem as mulheres preferem?


O que preferem as mulheres? Homens muito masculinos com traços marcados ou de rostos mais doces e femininos? Grandes sobrancelhas e nariz rotundo ou barbeado e usando creme hidratante? Ainda que pareça difícil de crer, para ser atrativo ao sexo oposto, um homem pouparia tempo e dinheiro deixando-se aconselhar por uma fonte inusual de orientação: a base de dados da ONU das estatísticas nacionais de saúde.
Segundo um estudo realizado por psicólogos da Universidade de Aberdeen (Escócia) entre mais de 4.500 mulheres jovens de trinta países de todo mundo, às quais apresentaram duas versões de um mesmo rosto -uma mais masculinizada e outra mais afeminada-, a escolha do tipo de homem tem muito a ver com a situação da saúde do país.
Em uma aparentemente estranha relação, as garotas de países onde a saúde da população em geral está bem cuidada preferem homens de imagem mais suave, enquanto as que vivem em nações com maiores taxas de mortalidade e doenças, optam pelos homens de mandíbulas marcadas e sobrancelhas grossas. Duas versões do mesmo rosto de um homem, uma mais feminina e outra mais masculina.

As voluntárias viram vinte pares de fotos com duas versões do mesmo rosto de homens e aquelas de países com deficiência na saúde, com crescentes taxas de mortalidade e doenças transmissíveis, preferiram os homens mais masculino.
 Os cinco países onde as mulheres mostraram maior preferência pela masculinidade foram o Brasil, México, Bulgária, EUA e Argentina. Enquanto os cinco países onde as mulheres optaram por perfis mais femininos foram a Suécia, Bélgica, Romênia, Dinamarca e Nova Zelândia.
Segundo a psicóloga Luisa DeBruine, o achado demonstra que a escolha do parceiro pode ser diferente segundo o país e a cultura, ainda que por baixo de tudo isto, as mulheres compartilham um impulso biológico muito similar: gostam de homens com atitude de homem.
 Portanto caro amigo que nasceu com o rosto suave (no popular, cara de vi@do), não lhe resta outra opção senão mudar para a Europa, ou prara algum local de elevado IDH e desenvolvimento economico.

FONTE: www.mdig.com.br

Por que a cola "Super Bonder" é tão forte?

Eu não sei se você também já teve a curiosidade de saber isso, mas é interessante saber que ela foi inventada acidentalmente em 1942 pelo doutor Harry Coover da Eastman Kodak Company enquanto pesquisava materiais adequados para criar peças transparentes.
A supercola, como ficou conhecida converteu-se em uma cola tão forte que inclusive é usada em pequenas cirurgias a fim de colar tecidos humanos sem necessidade de pontos. Mais curioso é saber que ela foi usada em 1963 para selar perfurações na córnea já que acrescenta a vantagem de servir de apoio ao crescimento do tecido cicatricial, possuir ação bacteriostática e inibir a migração de células inflamadas.

Mas onde está a força da supercola então você deve estar se perguntando.  A supercola não precisa de pressão e nem calor para aderir objetos entre si, e é ativada ao entrar em contato com quantidades ínfimas de água, como por exemplo a camada de umidade que cobre todas as coisas de maneira natural.
O processo é tão rápido que alguns fabricantes misturam-na com uma pequena quantidade de ácido para evitar que reaja com muita facilidade. São as propriedades do cianoacrilato que fazem da supercola um adesivo tão poderoso.
Os elétrons das moléculas de água afetam às uniões de dois átomos de carbono da molécula básica do cianoacrilato convertendo-se em duas outras ligações de outras moléculas da cola. Por sua vez, isso fornece elétrons a outras moléculas e provoca a formação de uma corrente de moléculas que une os objetos com uma força surpreendente.
Esta supercola é responsável por um grande número de acidentes domésticos com crianças e apesar de toda a sua utilidade e praticidade deve ser mantida fora do alcance dos pequenos, ou melhor, criança e supercola não ocupam o mesmo lugar no espaço, ou seja, tem criança em casa, jogue a cola no lixo.
Para retirar o super bonder da pele utilize a acetona. Coloque este removedor de esmalte diretamente sobre a pele com a cola e lave a pele a seguir normalmente, com água e sabonete. Utilize esta técnica apenas quando o Super Bonder tiver caído sobre a pele íntegra dos dedos, pernas ou braços, mas se tiver cola nos olhos ou mucosas como a boca ou feridas abertas, utilize água e procure um medico com urgencia.

FONTE: http://www.mdig.com.br

O que ocorre se a Terra parar de girar?

Comecemos com alguns dados! A velocidade linear de um corpo na superfície da Terra – devido a sua rotação – não é constante, ela varia de acordo com sua latitude e vai de aproximadamente “quase-nada” nos pólos até 1670 km/h no equador . Nós, brasileiros, experimentamos diferentes valores dessa velocidade (ou seja, pessoal que vive no norte e no sul do país estão a velocidades diferentes). Agora, para motivos de simplicidade, vamos dizer que em média todos nós experimentamos 1400km/h. 
Ok? Ok! Você está feliz, é uma sexta-feira e você está no caminho da padaria (para comprar pão de queijo) e não se sabe por que diabos… a Terra resolve parar de girar instantaneamente! O que vai acontecer? O que você deve fazer? Você vai ter tempo de pensar nessas questões? Acho que não! Vamos começar levando somente em consideração a sua conservação de momento e depois deixando mais e mais geral, pensando em todas as outras coisas a sua volta. 
A Terra parou de girar!! PUF! E você? Bem, como você imagina, seu corpo vai “querer” continuar em sua trajetória… a míseros 1400km/h na direção leste! Você provavelmente não vai sentir muita coisa – cof cof – porque todo o ar a sua volta também vai continuar se movendo a essa velocidade (já que ele também estava girando a essa velocidade) ou seja… você provavelmente sairia “voando” sem saber exatamente o que está acontecendo… até se chocar VIOLENTAMENTE com a construção mais próxima e a leste de você. 
Mas, será que os prédios e construções suportariam essa desaceleração repentina… e permaneceriam parados? Acredito fortemente que não! Mesmo as construções mais firmes iriam se desprender e continuar seu movimento junto com você e as massas de ar. Mas ainda podemos pensar um pouco além, será que o solo seria firme o suficiente para se manter no lugar também? 
 
Também acho que próximo a superfície da Terra… não!! Só as rochas mais firmes e bem “presas” ao planeta conseguiriam se manter no lugar. Acha que acabou? Não… além de todo esse caos incrivelmente caótico e cataclísmico, ainda tem mais! Pense nos oceanos. Toda aquela massa oceânica também está girando junto com a Terra, na aproximação que fizemos aqui, a 1400km/h!! 
Ou seja, teríamos uma pequena onda de proporções globais se movendo na direção leste a 1400km/h com grande parte de toda a massa oceânica! Fazem idéia do que é isso? Essa onda, meus amiguinhos, faria uma Tsunami parruda parecer uma tênue perturbação na água de um copo.
Pra nossa sorte, temos os Andes a oeste, que deve servir porcamente, como um escudo (é claro, se partes deles não saírem voando também). Tudo isso, estaria acontecendo ao meeeesmo tempo. Demais não? É praticamente a definição de fim do mundo! Acha que pode sobreviver a isso? Difícil! Apenas algumas poucas espécies suportariam tal cataclísma. 
Quais? Ursos polares, pinguins e doninhas do ártico.  Pensa só, nos pólos essa velocidade é MUITO menor, chegando a singelos milesimos de kilômetros por hora. Para alguem BEM próximo ao pólo, a Terra parar de girar não deve ser lá grande coisa. Talvez suficiente pra te jogar no chão ou mesmo só te desequilibrar. 
Quer sobreviver a essa catástrofe iminente? Vá morar nos pólos!  Sobrevivendo a toda essa droga, ainda teríamos o efeito de modificar a duração dos dias! Agora o dia duraria cerca de 6 meses, e outros 6 meses de noite (que correspondem a metade do período de órbita da Terra em torno do Sol). 
Isso faria maravilhas a sua pele durante os 6 meses de dia e lhe garantiria noites de 6 meses bem fresquinhas e confortáveis . Outra coisa interessante, caso a Terra pare, é que poderíamos perder o nosso campo magnético! Nossa principal linha de defesa contra os terríveis raios cósmicos comedores de criancinhas. Enfim, estaríamos… CONDENADOS!! =D

quarta-feira, 2 de maio de 2012

7 coisas que nunca deveriam ter sido inventadas

Os seres humanos são capazes de criar coisas incríveis. Mas ao mesmo tempo em que conseguimos nos superar e melhorar nosso padrão de vida, nós também nos boicotamos com produtos, descobertas e invenções que prejudicam nossa existência e a da natureza.
Confira a nossa lista de coisas indesejáveis e perceba porque viveríamos muito melhor se certas coisas nunca tivessem sido criadas.

1. Plástico  

Imagine uma área enorme, no meio do oceano Pacífico, que pode ser duas vezes o tamanho do território dos Estados Unidos. Não se trata de uma ilha, mas de uma imensa “sopa de lixo” chamada de “Grande Porção de Lixo do Pacífico”.  Segundo o jornal britânico The Independent, nada menos do que 100 milhões de toneladas de lixo podem estar boiando nessa região, sendo que a esmagadora maioria é composta por plástico.
O plástico constitui 90% de todo
o lixo que boia nos oceanos do mundo. Seu inventor, Alexander Parques, criou o material indestrutível para substituir uma dezena de outros, mas não considerou seus malefícios: câncer, resíduos tóxicos contaminando o ambiente e uma quantidade gigantesca de lixo jogada no mar.
O principal problema do plástico é que ele não é biodegradável, pois nenhum processo natural consegue eliminá-lo. Especialistas apontam que a durabilidade que torna o plástico tão útil às pessoas é também o que o torna tão prejudicial à natureza.

2. Armas de destruição em massa

A Chama da Paz fica localizada em um monumento dentro do Parque Memorial da Paz, em Hiroshima, no Japão. Ela é uma chama “de verdade” que fica acesa o tempo todo e que permanecerá assim até que “a ameaça de aniquilação nuclear deixe o planeta”.  
Hiroshima foi devastada em 1945 por um ataque nuclear que matou entre 70 e 80 mil pessoas instantaneamente, além de milhares de outras nos anos seguintes — devido aos efeitos da radiação. Nagasaki, outra cidade japonesa vítima de bomba nuclear, perdeu aproximadamente 80 mil habitantes. Em ambas as localidades, a esmagadora maioria de mortos era civil.
O uso das armas de destruição em massa foi classificado como bárbaro, visto que mais de 150 mil pessoas foram mortas em Hiroshima e Nagasaki, e as áreas atingidas eram altamente povoadas por civis. Nos dias anteriores ao lançamento das bombas, vários cientistas americanos tentavam convencer as autoridades que o poder destrutivo da bomba poderia ser demonstrado sem causar mortes. Em vão.

3. Junk Food

O junk food – literalmente traduzido como “comida-lixo” – é praticamente sinônimo de fast food, mas vai além do que é oferecido nas cadeias de comida-rápida. Esse tipo de alimento contém altos níveis de gordura saturada, sal e açúcar, além de diversos aditivos alimentares. Ao mesmo tempo, ele é carente de proteínas, vitaminas e fibras dietéticas.
O produto popularizou-se entre os fabricantes por ser relativamente barato de produzir. Também é popular entre os consumidores de todo mundo porque é fácil de encontrar e requer um mínimo ou nenhum preparo antes do consumo — que é associado à obesidade, a doenças coronarianas, diabetes tipo 2, hipertensão e cáries.
Hambúrgueres, pizzas, salgadinhos e doces são exemplos clássicos de junk foods. Mas para a Agência de Normas Alimentares do Reino Unido, qualquer alimento rico em gordura, sal ou açúcar pode ser considerado como pertencente a essa categoria.

4. SPAM

O SPAM é um pesadelo que povoa nossas contas de email. Estima-se que 90% das mensagens que chegam a nossas caixas de entrada são SPAMs. Esse tipo de email é usado para os piores fins, como boatos (hoaxes), correntes (chain letters), propagandas indesejadas, golpes (scam), estelionato (phishing) e infestação por programas maliciosos (vírus, worms e cavalos de troia).
O SPAM surgiu na época em que internet ainda era conhecida como ARPANet  (que interligava apenas as bases militares e departamentos de pesquisa do governo americano). Na época, a questão não foi considerada por todos como sendo de relevante importância.
Os responsáveis pela ARPANet acreditavam que as consequências de tal comportamento eram pequenas e não justificavam a criação de um sistema de controle. Como todos nós sabemos, foi um terrível engano. Hoje, o SPAM é considerado um dos maiores problemas da internet.

5. Cigarros

A maioria das pessoas conhece os malefícios do cigarro. Mesmo assim, uma grande parcela da sociedade ainda fuma. O custo social do tabagismo para o governo é gigantesco: o Sistema Único de Saúde (SUS) é obrigado a arcar com o ônus das doenças provocadas pelo uso do cigarro.
É por isso que o Estado realiza uma campanha muito forte contra o fumo: impostos mais elevados para os fabricantes de cigarros, proibição do fumo em determinados locais e criação de peças publicitárias condenando o seu uso são algumas das medidas tomadas.
A fumaça do cigarro é extremamente danosa tanto para quem fuma quanto para quem fica perto de um fumante. Ela prejudica a circulação entre o coração e o pulmão, causa inúmeros danos aos dois órgãos, como infarto e câncer, e diminui a oxigenação dos tecidos.

6. CFC

Os clorofluorcarbonos (CFCs) são compostos químicos utilizados em unidades de refrigeração e aerossóis. Eles devastam o meio ambiente, pois se combinam com o ozônio atmosférico, neutralizando o composto molecular e enfraquecendo a camada de ozônio – uma importante barreira ambiental que protege a superfície terrestre da radiação ultravioleta do sol.
Embora a regulamentação tenha aumentado desde a década de 1970 e seu uso tenha diminuído, o CFC pode permanecer na atmosfera por quase um século, tornando-se um erro de longa duração.

7. Microsoft Bob

Lembra-se do Clippy? O odiado assistente do Office era um recurso presente nas versões 97 e 2003 do programa e foi muito criticado por ser intrusivo e irritante. Se o pequeno clipe já foi um incômodo apenas dentro do Office, imagine em um sistema operacional inteiro, auxiliando você em todas as suas tarefas no PC, como acessar a internet, ouvir música ou ver um vídeo. Este era o Microsoft Bob.
A interface gráfica foi projetada para ser uma versão mais facilitada do Windows 95. Bob considerava o seu computador como uma casa, e você(sem) como um convidado. Desenhos animados guiavam as pessoas na realização de tarefas simples. O software era caro e não conseguiu competir com o Macintosh, da Apple, considerado muito mais amigável.
O Microsoft Bob é considerado o maior fracasso da história da empresa, mas deixou um legado permanente para o mundo: a fonte Comic Sans, considerada por muitos como a pior fonte de todos os tempos. Ela foi criada exclusivamente para o Bob.

Fonte: Tecmundo

terça-feira, 1 de maio de 2012

Quanto custa para fabricar uma moeda?



Bem muitas pessoas nunca pensaram quanto custa pra fabricar uma moeda, pois bem o Blogbaratto ajuda voce a descobrir quanto custa cada moedinha fabricada noBrasil Cada moeda que utilizamos no dia a dia tem um preço para ser fabricada.

As moedas de 1 e 5 centavos valem menos do que é utilizado para produzi-las, porém são necessárias para se pagar pequenas quantias, onde seria impossível sem esses valores. Confira quanto se gasta para produzir as moedas brasileiras

Cada moeda de R$0,01 sai por R$0,06 

Cada moeda de R$0,05 sai por R$0,06 

Cada moeda de R$0,10 sai por R$0,08 

Cada moeda de R$0,25 sai por R$0,011 

Cada moeda de R$0,50 sai por R$0,11 

Cada moeda de R$1,00 sai por R$0,13 

A de um centavo já parou de ser fabricada por ser cara e porque o Banco Central acha que o brasileiro já arredonda os valores para cima

Transformações dos Heróis no Cinema

Fiz uma breve comparação. O cinema começou com recursos precários, e com o avanço da tecnologia e da gráfica, efeitos especiais e computadores, os heróis foram passando por umas repaginadas, melhorando e muito de visual... confiram:
Batman
Capitão América

Homem Aranha
Hulk

Quarteto Fantástico

Super Man

E notaram que Chris Evans faz papel de dos dois heróis da Marvel?
O Quarteto Fantástico de 1994 era bem porquinho, não acham? Não é à toa que esse filme é muito pouco conhecido, tanto quanto o Homem Aranha de 1977, que eu NEM SABIA que existia!

domingo, 29 de abril de 2012

Como foi a invenção da garrafa de Coca-Cola

A Coca-Cola é sem dúvida o refrigerante mais famoso de todos os tempos e isso se deve a campanhas de marketing extremamente bem feitas, acompanhadas de alguns golpes de sorte. Um deles foi a feliz associação à imagem do Pai Natal (Papai Noel); o outro foi design genial da sua garrafa, e é sobre a criação deste formato de garrafa que falaremos neste post.
08041101 blog.uncovering.org cocacola [Geek Curioso] Como foi a invenção da garrafa de Coca Cola
A primeira garrafa de Coca-Cola foi produzida no Estado americano do Mississipi, em 1894. Antes disso, o refrigerante era vendido em copos. Inicialmente, as garrafas não eram uniformes ou padronizadas, como as que se vêem hoje. O que as diferenciava de outras era o já conhecido logo manuscrito da Coca-Cola estampado no rótulo.
Não demorou muito para que os produtores percebessem que o gelo utilizado para resfriar a bebida provocava a queda da etiqueta de papel. Isso fez com que começassem a fabricar garrafas com a logomarca gravada no próprio vidro. Uma dessas relíquias foi recentemente vendida – vazia! – por 2.420 dólares.
coca garrafa 1 [Geek Curioso] Como foi a invenção da garrafa de Coca Cola
Em 1915, a Coca-Cola resolveu padronizar a produção de suas garrafas. Eles queriam algo que fosse reconhecido imediatamente pelo público, sem a necessidade de associação ao nome da marca. A empresa organizou um concurso entre suas produtoras e quem venceu foi a Root Glass Company, do Estado de Indiana. O maquinista Earl Dean foi quem desenhou a garrafa que seria, em pouco tempo, mundialmente conhecida. O curioso foi que ele se inspirou em uma figura do cacau (“cocoa”, em inglês) da Enciclopédia Britânica de 1911. Dean se confundiu ao procurar um desenho que representasse o ingrediente “coca” da bebida que burro, dá zero pra ele ¬¬ .
coca garrafa 2 [Geek Curioso] Como foi a invenção da garrafa de Coca Cola
Antes de começar a fabricação, o design de Dean foi adaptado. Não era prático produzir e empacotar garrafas com o meio tão mais largo que a base, o que forçou a redução da “barriga”. A patente não foi entregue a ele, mas ao superintendente dele, Alexander Samuelson.
Em 1922, Chapman Root, o dono da fábrica, patenteou como sua a invenção de um segundo modelo, em que é inserida uma área plana no meio da garrafa, que seria usada para abrigar o logo. Depois, em 1937, mais uma “invenção”: Eugene Kelly, chefe da unidade do Canadá, dividiu essa área central em duas e registrou a arte em seu nome.
coca garrafa patentes 1024x569 [Geek Curioso] Como foi a invenção da garrafa de Coca Cola
Clique para ampliar
Andy Warhol, o mestre da pop art norte-americana, usou garrafas de Coca-Cola em muitos de seus trabalhos. Quando quis explicar a democracia de consumo nos Estados Unidos, citou o produto: “Os ricos consomem o mesmo que os pobres. Enquanto você bebe Coca-cola, o Presidente e a Liz Taylor também o fazem”. Em 2010, uma de suas obras que retrata o “democrático refrigerante” foi vendida por cerca de 22 milhões de dólares.
coca warhol 62 2 [Geek Curioso] Como foi a invenção da garrafa de Coca Cola
Obra milionária de Andy Warhol
Em 1955, a Coca Cola estava com problemas para mandar o refrigerante em garrafas de vidro para as tropas americanas que serviam na Ásia. Decidiu enviar a bebida em latinhas. A novidade deu tão certo que, cinco anos depois, ela começou a ser oferecida no mercado dos EUA. As latinhas foram lançadas no Brasil, inicialmente no Rio de Janeiro em 1981. As folhas-de-flandres passaram a ser substituídas pelas latinhas de alumínio nos EUA em 1963, e no Brasil, em 1989.
A Coca Cola chegou ao Brasil em 1942. Vinha em barris e era engarrafada aqui.
Curiosidade: 40 mil garrafas e latinhas de Coca Cola são vendidas no mundo por segundo.

Diga Nao Ao Tráfico de Animais no Brasil



Tráfico de animais
O tráfico de animais consiste no ato de retirar animais de seus habitats naturais e comercializá-los. Os principais destinos das espécies são os laboratórios e colecionadores.
Esse tipo de tráfico é responsável pela quarta atividade clandestina que mais movimenta dinheiro, ficando atrás apenas do tráfico de pessoas, drogas e armas.
Cerca de 100 espécies desaparecem todos os dias da face do planeta, e o tráfico de animais é uma das principais causas dessa tragédia. O Brasil já perdeu cerca de 94% da sua cobertura original de Mata Atlântica.
A biodiversidade brasileira é enorme, apresentando uma grande variedade em sua fauna, fato bastante atrativo para laboratórios de pesquisa e colecionadores de animais.
Os colecionadores encomendam animais que são capturados e vendidos, os valores variam. Os critérios de preço utilizados dependem da quantidade de exemplares da espécie, ou seja, quanto mais raro o animal maior o seu preço.
No Brasil anualmente cerca de 38 milhões de animais são retirados de seus habitats, sendo aproximadamente 12 milhões de espécies diferentes. Em cada 10 animais traficados, 9 morrem no momento da captura ou do transporte.
Os animais são capturados principalmente das regiões norte, nordeste e centro-oeste, sendo a Bahia o principal centro de captura e distribuição.
Os principais centros consumidores são os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e 90% dos animais traficados são comercializados dentro do Brasil.
Após serem aprisionados os animais são submetidos a práticas agressivas durante o seu transporte para os centros consumidores.
Alguma coisa precisa ser feita imediatamente para conter o tráfico de animais brasileiros.

Você está comendo inseto em pó e nem sabe

cochonilha_iogurte
Uma das coisas mais bizarras dos alimentos industrializados é que não fazemos ideia da metade do que tem ali dentro. Você sabe realmente do que é feito o refrigerante? Ou o iogurte na sua geladeira? Quando lemos a composição das coisas tudo começa bem, com coisas que sabemos o que é como água, leite, etc, mas depois várias siglas começam a aparecer, tipo C.I. 75470.
cochonilha inseto
Sabe o que é esta sigla acima? Trata-se do ácido carmínico, uma hidroxiantapurina glucosídica vermelha que existe naturalmente em alguns insetos como a cochonilha. Originário do México, este bichinho mede de 2 a 5 milímetros de comprimento e se alimenta da seiva de cactos e outras plantas.

cochonilha folhaA cochonilha é utilizada na fabricação de muitos produtos, entre eles biscoitos, geleias, sobremesas e até mesmo alguns cosméticos. Quando for ao supermercado da próxima vez, cate algum produto de cor vermelha e procure pelo C.I. 75470, E120 ou"Corante natural carmim de Cochonilha".

No Brasil ela é considerada uma praga de jardim, causando aquelas bolinhas brancas com aparência de algodão próximas às folhas, enfraquecendo a planta e atraindo formigas.

cochonilha biscoitoDefensores dos direitos dos animais, além dos vegetarianos, protestam contra o uso do corante pois cerca de setenta mil insetos precisam ser mortos para se obter meio quilo de corante. Aparentemente os protestos deram resultado pois a rede de cafeterias Starbucks, que utiliza o corante proveniente da cochonilha para suas bebidas e cupcakes de cores vermelhas, como as de sabor morango, vai mudar para o uso do licopeno, que é extraído do tomate, melancia, goiaba e outras frutas.

E você? Se incomoda com o pozinho de insetos na sua comida?

10 curiosidades que você deveria saber sobre o café

O café é a bebida mais famosa do mundo e é ingerida em todos os cantos, pela maioria das pessoas.
10. A CAFEÍNA PODE TE MATAR
Mas você teria que tomar entre 80 a 100 xícaras rapidamente, dizem os especialistas. Nós aconselhamos que você não tentasse.
9. CAFÉ PODE SER BOM PARA VOCÊ
Um estudo mostrou que a maioria dos antioxidantes ingeridos nos EUA vem da sua dose diária de café. Uma a duas xícaras por dia parece ser benéfico. Ou, se você não gosta de café, pode tentar chá preto, a segunda fonte de antioxidantes mais consumida. Bananas, grãos desidratados e milho também entram nas cinco mais consumidas.
 http://nutricaoemfoco.com.br/NetManager/imagens/upload/cafe_colorido.jpg

8. A CAFEÍNA PODE AUMENTAR A LIBIDO DA MULHER
Ao menos funcionou em ratos. Mas os pesquisadores afirmaram que em humanos o café pode melhorar a experiência sexual apenas em pessoas que não são usuários habituais da bebida.
7. A CAFEÍNA PODE DIMINUIR A DOR
Doses moderadas de cafeína — o equivalente a duas xícaras de café — podem reduzir significativamente a dor muscular pós-academia. Mas a pesquisa foi realizada em pessoas que não são usuários regulares.
6. A CAFEÍNA PODE SIM MANTÊ-LO ACORDADO DURANTE A NOITE
Especialistas de saúde aconselham evitá-lo seis horas antes de ir para a cama. (A não ser que você esteja querendo o efeito do item no 8).
5. CAFÉ DESCAFEINADO TEM CAFEÍNA!
Se você beber entre 5 e 10 xícaras de café sem cafeína, você pode ingerir a mesma cafeína de um ou dois copos de café comum, um estudo descobriu.
4. O PROCESSO DE DESCAFEINAÇÃO UTILIZA PRODUTOS QUÍMICOS
Os grãos são colocados sob vapor, portanto a cafeína vem à superfície e o grão é lavado utilizando um solvente orgânico chamado cloreto de metileno.
3. A CAFEÍNA NÃO É A CULPADA PELO SABOR AMARGO
A cafeína não é o principal composto amargo no café. Neste caso os culpados são os antioxidantes.

 



2. OS MELHORES CAFÉS DEPENDEM DE TORRAGEM
Quando se fala de sabor na química do café, o que importa é a torragem e mistura. Durante a torragem, o óleo armazenado no interior dos grãos começam a emergir em torno de 200o C. Quanto mais óleo, mais forte o sabor. A quantidade de cafeína é maior quanto maior for o tempo do contato do pó com a água, portanto café comum tem maior teor de cafeína do que um expresso, por exemplo. Grãos mais escuros também contém mais cafeína.
1. O CAFÉ FOI DESCOBERTO POR BODES
Um milênio atrás no sopé de uma montanha na África, um rebanho de cabras manteve um pastor acordado durante a noite toda depois de se banquetearem com grãos de café vermelhos. O pastor levou a descoberta dos animais para alguns monges e longas sessões de orações se sucederam. É uma boa história, de qualquer maneira.

13 coisas que lhe farão cair a boca quando souber o preço

13° Hambúrguer mais caro do mundo: R$ 362,00
Em 2008 o Burguer King da Inglaterra lançou um hambúrguer que custa 200 dólares = R$362,00 em nome da caridade.
 
12° O Esmalte de unhas mais caro do mundo: R$ 900,00
Por que tudo isso? Porque ele tem pó de platina em sua composição. Moda entre os novos-ricos ou ricos excêntricos, apesar do produto final custar “apenas” US$ 500 = R$900,00 (aprox.) a primeira garrafa custava US$ 55.000 = R$99.000,00 (aprox.) ,pois tinha tampa e base em platina.
 
11° O Corte de cabelo mais caro do mundo: R$ 7.020,00
 
Cachinhos de Ouro? Que nada. Se você estiver passeando por Londres e resolver aparar o cabelo, procure o cabelereiro Lee Stafford e peça um “couture cut”, que custa o singelo valor de US$ 3.900 = R$7.020,00 (aprox.).
 
10° O Saco de chá mais cara do mundo: R$ 27.360,00
Sim, você leu direito! A joalheria Boodles criou este pequeno saco de chá para comemorar o aniversário da PG Tips, uma popular marca inglesa de chás. Feita mão, foram necessários 3 meses para fazer esta pequena jóia com 280 diamantes. Esta delicinha custa US$ 15.200,00 = R$ 27.360,00 (aprox.).
 
09° A Calça jeans mais cara do mundo: R$48.870,00
Produzida pela Levi's, esta calça psicodélica custa 27 mil dólares = R$48.870,00 (aprox.).
 
08° O Coquetel mais caro do mundo: R$ 99.000,00
 
Está com sede de luxo? Este coquetel traz no lugar da popular azeitona, um anel de diamantes e é acompanhado até a mesa por seguranças. Servido pelo Harvey Nichols em Manchester, na Inglaterra, onde há um cofre especial atrás do bar com várias opções de anéis de ouro branco e diamantes, de US$ 27.000,00 até os US$ 55.000,00 = R$99.000,00 (aprox.).
 
07° A Trufa mais cara do mundo: R$102.420,00 por 850 gramas 
Comprada em um leilão de caridade na Toscana por um restaurante italiano em Knightbridge, Zafferano, pagou US$ 56.900 = R$102.420,00 (aprox.).
 
06° O Ursinho de pelúcia mais caro do mundo: R$157.320,00
Feito literalmente em fios de ouro, pupilas em safiras e íris feiras com 20 diamantes. A empresa alemã Steiff produziu uma série limitada deles em comemoração ao 125º aniversário da criação do brinquedo por Margarete Steiff, sua fundadora. US$ 87.400 = R$157.320,00 (aprox.).
 
05° O Perfume mais caro do mundo: R$173.700,00
Criado pelo perfumista Arthur Burnham inspirado no carro Rolls-Ryce Silver Phantom Six, do qual herdou o nome (Six) e que inclusive foi quem produziu a sua embalagem. Com apenas 10 centímetros de altura, embalado em platina, ouro 24 quilates, rubis e diamantes, a garrafinha de Parfume VI custa a pechincha de US$ 96.500 = R$173.700,00 (aprox.).
 
04° Terno mais caro do mundo: R$ 227.000,00
Criado pelo designer Alexander Amosu e confeccionado a partir de uma mistura de pashmina com lã de vicunha, animal nativo da América do Sul, e a fibra qiviuk, retirada de um raro boi almiscarado, que é encontrado no Ártico e na Groenlândia, contendo também nove botões de diamantes e ouro 18 quilates, foi comprado por 70 mil libras = R$227.000,00.
 
03° A Gravata mais cara do mundo: R$ 360.000,00
Com 77 quilates de diamantes divididos em 261 e com 150 gramas de ouro, esta é a gravata criada por Satya Paul e o Suashish Diamond Group que custa a bagatela de US$ 200.000,00 = R$360.000,00 (aprox.).
 
02° A Caneta mais cara do mundo: R$477.000,00
Feita pela companhia suíça Caran d’Ache, a caneta “La Modernista Diamonds” para ser vendida na Harrods de Londres. Inspirada no arquiteto Antonio Gaudi, ela é feita em prata sólida, com pena de ouro 18 quilates. Tem ainda 5072 diamantes, e 96 rubis decorando-a custa US$ 265.000,00 = R$477.000,00 (aprox.).
01° A Vaga de estacionamento mais cara do mundo: R$ 540.000,00
Comprada há poucos dias, a vaga de estacionamento privado em Back Bay foi leiloada, sendo que o lance inicial era de 250 mil, mas acabou chegando ao recorde de 300 mil dólares = R$540.000,00 (aprox.), pois a disputa foi acirrada, pois todos da vizinhança queriam o direito de por seu carro na bela vaga com sombra e tudo.