Cerca de 100 espécies desaparecem todos os dias da face do planeta, e o tráfico de animais é uma das principais causas dessa tragédia. O Brasil já perdeu cerca de 94% da sua cobertura original de Mata Atlântica.
A biodiversidade brasileira é enorme, apresentando uma grande variedade em sua fauna, fato bastante atrativo para laboratórios de pesquisa e colecionadores de animais.
Os colecionadores encomendam animais que são capturados e vendidos, os valores variam. Os critérios de preço utilizados dependem da quantidade de exemplares da espécie, ou seja, quanto mais raro o animal maior o seu preço.
No Brasil anualmente cerca de 38 milhões de animais são retirados de seus habitats, sendo aproximadamente 12 milhões de espécies diferentes. Em cada 10 animais traficados, 9 morrem no momento da captura ou do transporte.
Os animais são capturados principalmente das regiões norte, nordeste e centro-oeste, sendo a Bahia o principal centro de captura e distribuição.
Os principais centros consumidores são os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e 90% dos animais traficados são comercializados dentro do Brasil.
Após serem aprisionados os animais são submetidos a práticas agressivas durante o seu transporte para os centros consumidores.
Alguma coisa precisa ser feita imediatamente para conter o tráfico de animais brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário