domingo, 29 de abril de 2012

Como foi a invenção da garrafa de Coca-Cola

A Coca-Cola é sem dúvida o refrigerante mais famoso de todos os tempos e isso se deve a campanhas de marketing extremamente bem feitas, acompanhadas de alguns golpes de sorte. Um deles foi a feliz associação à imagem do Pai Natal (Papai Noel); o outro foi design genial da sua garrafa, e é sobre a criação deste formato de garrafa que falaremos neste post.
08041101 blog.uncovering.org cocacola [Geek Curioso] Como foi a invenção da garrafa de Coca Cola
A primeira garrafa de Coca-Cola foi produzida no Estado americano do Mississipi, em 1894. Antes disso, o refrigerante era vendido em copos. Inicialmente, as garrafas não eram uniformes ou padronizadas, como as que se vêem hoje. O que as diferenciava de outras era o já conhecido logo manuscrito da Coca-Cola estampado no rótulo.
Não demorou muito para que os produtores percebessem que o gelo utilizado para resfriar a bebida provocava a queda da etiqueta de papel. Isso fez com que começassem a fabricar garrafas com a logomarca gravada no próprio vidro. Uma dessas relíquias foi recentemente vendida – vazia! – por 2.420 dólares.
coca garrafa 1 [Geek Curioso] Como foi a invenção da garrafa de Coca Cola
Em 1915, a Coca-Cola resolveu padronizar a produção de suas garrafas. Eles queriam algo que fosse reconhecido imediatamente pelo público, sem a necessidade de associação ao nome da marca. A empresa organizou um concurso entre suas produtoras e quem venceu foi a Root Glass Company, do Estado de Indiana. O maquinista Earl Dean foi quem desenhou a garrafa que seria, em pouco tempo, mundialmente conhecida. O curioso foi que ele se inspirou em uma figura do cacau (“cocoa”, em inglês) da Enciclopédia Britânica de 1911. Dean se confundiu ao procurar um desenho que representasse o ingrediente “coca” da bebida que burro, dá zero pra ele ¬¬ .
coca garrafa 2 [Geek Curioso] Como foi a invenção da garrafa de Coca Cola
Antes de começar a fabricação, o design de Dean foi adaptado. Não era prático produzir e empacotar garrafas com o meio tão mais largo que a base, o que forçou a redução da “barriga”. A patente não foi entregue a ele, mas ao superintendente dele, Alexander Samuelson.
Em 1922, Chapman Root, o dono da fábrica, patenteou como sua a invenção de um segundo modelo, em que é inserida uma área plana no meio da garrafa, que seria usada para abrigar o logo. Depois, em 1937, mais uma “invenção”: Eugene Kelly, chefe da unidade do Canadá, dividiu essa área central em duas e registrou a arte em seu nome.
coca garrafa patentes 1024x569 [Geek Curioso] Como foi a invenção da garrafa de Coca Cola
Clique para ampliar
Andy Warhol, o mestre da pop art norte-americana, usou garrafas de Coca-Cola em muitos de seus trabalhos. Quando quis explicar a democracia de consumo nos Estados Unidos, citou o produto: “Os ricos consomem o mesmo que os pobres. Enquanto você bebe Coca-cola, o Presidente e a Liz Taylor também o fazem”. Em 2010, uma de suas obras que retrata o “democrático refrigerante” foi vendida por cerca de 22 milhões de dólares.
coca warhol 62 2 [Geek Curioso] Como foi a invenção da garrafa de Coca Cola
Obra milionária de Andy Warhol
Em 1955, a Coca Cola estava com problemas para mandar o refrigerante em garrafas de vidro para as tropas americanas que serviam na Ásia. Decidiu enviar a bebida em latinhas. A novidade deu tão certo que, cinco anos depois, ela começou a ser oferecida no mercado dos EUA. As latinhas foram lançadas no Brasil, inicialmente no Rio de Janeiro em 1981. As folhas-de-flandres passaram a ser substituídas pelas latinhas de alumínio nos EUA em 1963, e no Brasil, em 1989.
A Coca Cola chegou ao Brasil em 1942. Vinha em barris e era engarrafada aqui.
Curiosidade: 40 mil garrafas e latinhas de Coca Cola são vendidas no mundo por segundo.

Diga Nao Ao Tráfico de Animais no Brasil



Tráfico de animais
O tráfico de animais consiste no ato de retirar animais de seus habitats naturais e comercializá-los. Os principais destinos das espécies são os laboratórios e colecionadores.
Esse tipo de tráfico é responsável pela quarta atividade clandestina que mais movimenta dinheiro, ficando atrás apenas do tráfico de pessoas, drogas e armas.
Cerca de 100 espécies desaparecem todos os dias da face do planeta, e o tráfico de animais é uma das principais causas dessa tragédia. O Brasil já perdeu cerca de 94% da sua cobertura original de Mata Atlântica.
A biodiversidade brasileira é enorme, apresentando uma grande variedade em sua fauna, fato bastante atrativo para laboratórios de pesquisa e colecionadores de animais.
Os colecionadores encomendam animais que são capturados e vendidos, os valores variam. Os critérios de preço utilizados dependem da quantidade de exemplares da espécie, ou seja, quanto mais raro o animal maior o seu preço.
No Brasil anualmente cerca de 38 milhões de animais são retirados de seus habitats, sendo aproximadamente 12 milhões de espécies diferentes. Em cada 10 animais traficados, 9 morrem no momento da captura ou do transporte.
Os animais são capturados principalmente das regiões norte, nordeste e centro-oeste, sendo a Bahia o principal centro de captura e distribuição.
Os principais centros consumidores são os estados de São Paulo e Rio de Janeiro e 90% dos animais traficados são comercializados dentro do Brasil.
Após serem aprisionados os animais são submetidos a práticas agressivas durante o seu transporte para os centros consumidores.
Alguma coisa precisa ser feita imediatamente para conter o tráfico de animais brasileiros.

Você está comendo inseto em pó e nem sabe

cochonilha_iogurte
Uma das coisas mais bizarras dos alimentos industrializados é que não fazemos ideia da metade do que tem ali dentro. Você sabe realmente do que é feito o refrigerante? Ou o iogurte na sua geladeira? Quando lemos a composição das coisas tudo começa bem, com coisas que sabemos o que é como água, leite, etc, mas depois várias siglas começam a aparecer, tipo C.I. 75470.
cochonilha inseto
Sabe o que é esta sigla acima? Trata-se do ácido carmínico, uma hidroxiantapurina glucosídica vermelha que existe naturalmente em alguns insetos como a cochonilha. Originário do México, este bichinho mede de 2 a 5 milímetros de comprimento e se alimenta da seiva de cactos e outras plantas.

cochonilha folhaA cochonilha é utilizada na fabricação de muitos produtos, entre eles biscoitos, geleias, sobremesas e até mesmo alguns cosméticos. Quando for ao supermercado da próxima vez, cate algum produto de cor vermelha e procure pelo C.I. 75470, E120 ou"Corante natural carmim de Cochonilha".

No Brasil ela é considerada uma praga de jardim, causando aquelas bolinhas brancas com aparência de algodão próximas às folhas, enfraquecendo a planta e atraindo formigas.

cochonilha biscoitoDefensores dos direitos dos animais, além dos vegetarianos, protestam contra o uso do corante pois cerca de setenta mil insetos precisam ser mortos para se obter meio quilo de corante. Aparentemente os protestos deram resultado pois a rede de cafeterias Starbucks, que utiliza o corante proveniente da cochonilha para suas bebidas e cupcakes de cores vermelhas, como as de sabor morango, vai mudar para o uso do licopeno, que é extraído do tomate, melancia, goiaba e outras frutas.

E você? Se incomoda com o pozinho de insetos na sua comida?

10 curiosidades que você deveria saber sobre o café

O café é a bebida mais famosa do mundo e é ingerida em todos os cantos, pela maioria das pessoas.
10. A CAFEÍNA PODE TE MATAR
Mas você teria que tomar entre 80 a 100 xícaras rapidamente, dizem os especialistas. Nós aconselhamos que você não tentasse.
9. CAFÉ PODE SER BOM PARA VOCÊ
Um estudo mostrou que a maioria dos antioxidantes ingeridos nos EUA vem da sua dose diária de café. Uma a duas xícaras por dia parece ser benéfico. Ou, se você não gosta de café, pode tentar chá preto, a segunda fonte de antioxidantes mais consumida. Bananas, grãos desidratados e milho também entram nas cinco mais consumidas.
 http://nutricaoemfoco.com.br/NetManager/imagens/upload/cafe_colorido.jpg

8. A CAFEÍNA PODE AUMENTAR A LIBIDO DA MULHER
Ao menos funcionou em ratos. Mas os pesquisadores afirmaram que em humanos o café pode melhorar a experiência sexual apenas em pessoas que não são usuários habituais da bebida.
7. A CAFEÍNA PODE DIMINUIR A DOR
Doses moderadas de cafeína — o equivalente a duas xícaras de café — podem reduzir significativamente a dor muscular pós-academia. Mas a pesquisa foi realizada em pessoas que não são usuários regulares.
6. A CAFEÍNA PODE SIM MANTÊ-LO ACORDADO DURANTE A NOITE
Especialistas de saúde aconselham evitá-lo seis horas antes de ir para a cama. (A não ser que você esteja querendo o efeito do item no 8).
5. CAFÉ DESCAFEINADO TEM CAFEÍNA!
Se você beber entre 5 e 10 xícaras de café sem cafeína, você pode ingerir a mesma cafeína de um ou dois copos de café comum, um estudo descobriu.
4. O PROCESSO DE DESCAFEINAÇÃO UTILIZA PRODUTOS QUÍMICOS
Os grãos são colocados sob vapor, portanto a cafeína vem à superfície e o grão é lavado utilizando um solvente orgânico chamado cloreto de metileno.
3. A CAFEÍNA NÃO É A CULPADA PELO SABOR AMARGO
A cafeína não é o principal composto amargo no café. Neste caso os culpados são os antioxidantes.

 



2. OS MELHORES CAFÉS DEPENDEM DE TORRAGEM
Quando se fala de sabor na química do café, o que importa é a torragem e mistura. Durante a torragem, o óleo armazenado no interior dos grãos começam a emergir em torno de 200o C. Quanto mais óleo, mais forte o sabor. A quantidade de cafeína é maior quanto maior for o tempo do contato do pó com a água, portanto café comum tem maior teor de cafeína do que um expresso, por exemplo. Grãos mais escuros também contém mais cafeína.
1. O CAFÉ FOI DESCOBERTO POR BODES
Um milênio atrás no sopé de uma montanha na África, um rebanho de cabras manteve um pastor acordado durante a noite toda depois de se banquetearem com grãos de café vermelhos. O pastor levou a descoberta dos animais para alguns monges e longas sessões de orações se sucederam. É uma boa história, de qualquer maneira.

13 coisas que lhe farão cair a boca quando souber o preço

13° Hambúrguer mais caro do mundo: R$ 362,00
Em 2008 o Burguer King da Inglaterra lançou um hambúrguer que custa 200 dólares = R$362,00 em nome da caridade.
 
12° O Esmalte de unhas mais caro do mundo: R$ 900,00
Por que tudo isso? Porque ele tem pó de platina em sua composição. Moda entre os novos-ricos ou ricos excêntricos, apesar do produto final custar “apenas” US$ 500 = R$900,00 (aprox.) a primeira garrafa custava US$ 55.000 = R$99.000,00 (aprox.) ,pois tinha tampa e base em platina.
 
11° O Corte de cabelo mais caro do mundo: R$ 7.020,00
 
Cachinhos de Ouro? Que nada. Se você estiver passeando por Londres e resolver aparar o cabelo, procure o cabelereiro Lee Stafford e peça um “couture cut”, que custa o singelo valor de US$ 3.900 = R$7.020,00 (aprox.).
 
10° O Saco de chá mais cara do mundo: R$ 27.360,00
Sim, você leu direito! A joalheria Boodles criou este pequeno saco de chá para comemorar o aniversário da PG Tips, uma popular marca inglesa de chás. Feita mão, foram necessários 3 meses para fazer esta pequena jóia com 280 diamantes. Esta delicinha custa US$ 15.200,00 = R$ 27.360,00 (aprox.).
 
09° A Calça jeans mais cara do mundo: R$48.870,00
Produzida pela Levi's, esta calça psicodélica custa 27 mil dólares = R$48.870,00 (aprox.).
 
08° O Coquetel mais caro do mundo: R$ 99.000,00
 
Está com sede de luxo? Este coquetel traz no lugar da popular azeitona, um anel de diamantes e é acompanhado até a mesa por seguranças. Servido pelo Harvey Nichols em Manchester, na Inglaterra, onde há um cofre especial atrás do bar com várias opções de anéis de ouro branco e diamantes, de US$ 27.000,00 até os US$ 55.000,00 = R$99.000,00 (aprox.).
 
07° A Trufa mais cara do mundo: R$102.420,00 por 850 gramas 
Comprada em um leilão de caridade na Toscana por um restaurante italiano em Knightbridge, Zafferano, pagou US$ 56.900 = R$102.420,00 (aprox.).
 
06° O Ursinho de pelúcia mais caro do mundo: R$157.320,00
Feito literalmente em fios de ouro, pupilas em safiras e íris feiras com 20 diamantes. A empresa alemã Steiff produziu uma série limitada deles em comemoração ao 125º aniversário da criação do brinquedo por Margarete Steiff, sua fundadora. US$ 87.400 = R$157.320,00 (aprox.).
 
05° O Perfume mais caro do mundo: R$173.700,00
Criado pelo perfumista Arthur Burnham inspirado no carro Rolls-Ryce Silver Phantom Six, do qual herdou o nome (Six) e que inclusive foi quem produziu a sua embalagem. Com apenas 10 centímetros de altura, embalado em platina, ouro 24 quilates, rubis e diamantes, a garrafinha de Parfume VI custa a pechincha de US$ 96.500 = R$173.700,00 (aprox.).
 
04° Terno mais caro do mundo: R$ 227.000,00
Criado pelo designer Alexander Amosu e confeccionado a partir de uma mistura de pashmina com lã de vicunha, animal nativo da América do Sul, e a fibra qiviuk, retirada de um raro boi almiscarado, que é encontrado no Ártico e na Groenlândia, contendo também nove botões de diamantes e ouro 18 quilates, foi comprado por 70 mil libras = R$227.000,00.
 
03° A Gravata mais cara do mundo: R$ 360.000,00
Com 77 quilates de diamantes divididos em 261 e com 150 gramas de ouro, esta é a gravata criada por Satya Paul e o Suashish Diamond Group que custa a bagatela de US$ 200.000,00 = R$360.000,00 (aprox.).
 
02° A Caneta mais cara do mundo: R$477.000,00
Feita pela companhia suíça Caran d’Ache, a caneta “La Modernista Diamonds” para ser vendida na Harrods de Londres. Inspirada no arquiteto Antonio Gaudi, ela é feita em prata sólida, com pena de ouro 18 quilates. Tem ainda 5072 diamantes, e 96 rubis decorando-a custa US$ 265.000,00 = R$477.000,00 (aprox.).
01° A Vaga de estacionamento mais cara do mundo: R$ 540.000,00
Comprada há poucos dias, a vaga de estacionamento privado em Back Bay foi leiloada, sendo que o lance inicial era de 250 mil, mas acabou chegando ao recorde de 300 mil dólares = R$540.000,00 (aprox.), pois a disputa foi acirrada, pois todos da vizinhança queriam o direito de por seu carro na bela vaga com sombra e tudo.

sábado, 28 de abril de 2012

Curiosidades sobre as tarântulas que provavelmente você não sabia


Assustadora e peluda, a tarântula vagueia pela terra há mais de 350 milhões de anos. É uma das maiores aranhas, famosa pelos enormes aguilhões com os quais injeta veneno paralisante nas presas. Existe uma espécie conhecida por matar até pássaros e atacar ninhos. Mesmo a mais terrível víbora não está segura!Mas as tarântulas também têm inimigos. Embora se refugiem em tocas profundas, são às vezes descobertas e forçadas a sair. Não são perigosas para o homem, embora alguns dos seus parentes o sejam. É o caso da Aranha Caranguejeira do Brasil, também chamada Aranha da Banana, que tem as glândulas cheias com uma neurotoxina mortal e que morde primeiro e pergunta depois!Bem como a aranha fêmea Viúva Negra, que se distingue pela ampulheta vermelha que tem nas costas; ela só morderá se for acuada, mas o seu veneno é ainda pior que o da Cobra Cascavel. Talvez seja a forma como se movem, ou como se apropriam de um lugar dando-lhe um aspecto lúgrube. Todos têm um profundo horror por aranhas, mas a menos que subitamente nos transformemos numa mosca, muito pouco temos a temer. São, aliás, seres fascinantes!
Da forma como fiam à seda, por exemplo! Ela é extraída de órgãos que possuem nas costas, chamados fiandeiras, a seda líquida dentro das glândulas da aranha transforma-se fora do corpo em fios sólidos. Todas as aranhas fiam seda, mas nem todas tecem teias. Pertencem à família dos aracnídeos, que incluem escorpiões e ácaros. Existem cerca de 35.000 espécies conhecidas de aranhas, sendo a mais impressionante e a maior de todas a tarântula. Percorrem desertos e savanas, mas preferem as florestas chuvosas, quentes e úmidas, onde vivem debaixo da terra e nas árvores. Variando de cor e tamanho, têm em comum os pelos em profusão. Com os corpos divididos em duas partes, o abdômen atrás e o encefalotórax à frente, as suas cores abrangem o arco-íris. Têm em média cerca de 13 cm de envergadura de pernas, embora existam exceções que atingem o tamanho de um prato.
A visão delas é medíocre, embora tenha vários olhos, que vê tudo de uma forma embaciada, distinguindo apenas a luz da escuridão; depende assim do apurado sentido do taco. A espessa camada de pelos do corpo atua como um gigantesco órgão sensor, ajudando-a a captar sinais do mundo que a rodeia. Há umas mais peludas que outras. Para muitas espécies as cerdas do abdômen proporcionam uma defesa eficaz. Tal como o porco espinho, é dotada de pelos urticantes que não hesita em disparar. As cerdas farpadas inflamam os olhos, nariz e garganta dos seus inimigos.
As tarântulas estão armadas com 2 aguilhões ocos que agem como agulhas hipodérmicas extraindo veneno de glândulas próximas. O veneno paralisa antes de matar. Não se tem notícia que jamais um ser humano tenha morrido por causa da mordida de uma tarântula, embora ao longo dos séculos a sua reputação se tenha consolidado como assassina. Na realidade a mordida de uma tarântula é tão dolorosa e perigosa para o homem como a ferroada de uma abelha. Atualmente existem cerca de 800 espécies conhecidas de tarântulas, mas acredita-se que existam muitas mais; sendo criaturas tímidas, retraídas, elas tendem a evitar despertar a atenção. Nas florestas chuvosas elas são agrupadas em dois tipos: as terrícolas, que levam normalmente uma vida calma dentro de tocas, em fendas rochosas ou debaixo de troncos caídos, e as arborícolas, que vivem nas árvores.
Tão logo encontre um lar apropriado, reveste-o com seda. Os fios não servem para capturar presas, mas para vibrar. Capturam e amplificam o som de passos de insetos próximos e a vibração alerta a aranha para a refeição em potencial. As aranhas podem fiar diversos tipos de seda de acordo com os seus propósitos. Uma cerda com um certo tipo de constituição molecular pode ser mais resistente que fio de aço da mesma espessura, ou algumas leves alterações bio-químicas podem tornar a seda extremamente flexível, mais elástica que material sintético.350 milhões de anos de vida terrena criaram virtualmente intermináveis variedades. As tarântulas arborícolas são trepadoras exímias; centenas de cerdas encrespadas nas patas agarram-se às cascas das árvores como velcro. As que vivem nas copas da floresta chuvosa são em geral mais magras ágeis e de pele mais resistente que as terrícolas.


Fonte: http://www.tarantulas.com/

O animal mais raro do mundo


“Tartaruga George é o único sobrevivente de sua subespécie
No dia 1º de dezembro de 1971 foi visto pela primeira vez este que hoje é o animal mais raro do mundo. George, como é chamado, estava na Ilha de Pinta, em Galápagos.

Ele é o único sobrevivente de uma subespécie de tartaruga-de-galápagos e, com uma saúde invejável, tem entre 60 e 90 anos de idade. Seu antigo habitat estava sendo destruído por cabras selvagens e para preservá-lo George foi transferido à Estação Científica Charles Darwin.

Lá ele foi posto em contato com duas fêmeas de outras subespécies e, embora tenha ocorrido o acasalamento, os ovos não foram chocados. Para acabar com sua solidão, uma recompensa de 10 mil dólares será dada para quem descobrir uma fêmea da mesma espécie de George.

Recentemente foi descoberta a presença de tartarugas mistas em torno do Vulcão Lobo, na Ilha Isabela.  Com isso surgiu a possibilidade da existência de um puríssimo irmão de George, denominado Tony. Atualmente ele vive em um zoológico localizado em Praga e ainda não foi confirmada a familiaridade.”
Foto: Wikipédia

Quais são as aranhas mais venenosas do mundo?


Aranha Armadeira
Uma das aranhas mais venenosas do mundo é a Armadeira também conhecida como Phoneutria nigriventer. O veneno da Armadeira é tão tóxico que 0,006 mg dele podem matar um rato.
Aranha marrom
Nos Estados Unidos, provavelmente, é a aranha marrom. Outras aranhas norte americanas bastante venenosas são as aranhas viúvas. Destes, a viúva marrom é um pouco mais venenosa (tem o veneno mais potente). No entanto, como a aranha viúva negra é maior é capaz de provocar picadas mais venenosas e mais perigosas.
Aranha Hobo
A aranha Hobo, que pode ser encontrado na maioria dos Estados Unidos, como Flórida, Texas, Nova York e Washington também é bastante venenosa, embora alguns relatórios sobre esta aranha são exagerados, para dizer o mínimo.
Aranha Teia de Funil
A Austrália é lar de algumas das aranhas mais venenosas do mundo, como a aranha teia de funil e a Latrodectus Hasselti. Esta aranha viúva negra também é muito pequena, por isso é preciso ter muito cuidado. A Aranha Teia de Funil tem como característica principal a teia em forma de um funil. Seu nome cientifico é Atrax robustus. Esta aranha tem muitos parentes nos Estados Unidos, que são tão venenosas como seus irmãos australianos.


Fonte: http://venomous-spiders.nanders.dk

Pesquisadores afirmam: A água não é incolor ela é "azul"


A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida na terra. É frequente associar a água apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado gasoso, designado vapor de água. 
Na escola sempre nos ensinaram que a água é incolor, inodora e insípida. As duas últimas qualidades estão certas, a água é pura e destilada, mas a primeira é simplesmente incorreta. Este erro vem sendo repetido de geração em geração, e todos, absolutamente todos os livros se equivocam neste ponto. 
A água não é incolor ela é azul e transparente. O que acontece é que a cor da água é tão tênue que em pequenas quantidades não é possível observar. Mas em grandes volumes podemos ver esta sua coloração. E a explicação não é muito complexa. A cor da água é devida à absorção seletiva da luz.
Quando a luz atravessa a água, ela absorve o espectro eletromagnético das radiações correspondentes à luz vermelha, e portanto, a luz que acaba atravessando tem tons de azul (que é a cor complementar do vermelho). Por isso, quanto maior o volume de água, maior é a absorção, e mais azul pode ser visto. 
Se enchêssemos de água límpida uma piscina perfeitamente branca, numa casa branca, iluminada com luz branca, a cor da água seria azul turquesa. Muito suave, mas azul. Assim, outro mito que cai é de que o oceano é azul por que reflete a cor do céu. 
Em realidade, se fosse assim, a cor do oceano seria mais clara em dias ensolarados, e quase branca em dias nublados. Está claro que podemos ver como a superfície do mar reflete o céu, mas esta não é a causa principal de sua cor.

 Fonte o WebExhibits.org

Descoberta espécie de "Água Viva" imortal

A água-viva é provavelmente uma das criaturas mais estranhas e misteriosas que você poderá encontrar. Com seu corpo gelatinoso e seus tentáculos bamboleantes, ela se parece mais com algo de um filme de terror do que com um animal de verdade. Mas se conseguir deixar a estranheza de lado, e o fato de que se você chegar muito perto de uma água-viva resultará em uma ardência terrível, irá descobrir que ela é muito fascinante. 
A água-viva existe há mais de 650 milhões de anos e é representada por milhares de espécies diferentes, sendo que novas espécies são descobertas a todo o momentoBom... parece estranho pelo título não é? Mas hoje vou comentar sobre esse cara espertinho que é essa água-viva pois ela consegue dar um "pelé" na dona morte! Isso mesmo que você leu! 


Um ser potencialmente imortal, que rejuvenesce após atingir a idade adulta. “Elas vivem, geralmente, até 6 meses. Mas uma determinada espécie (Turritopsis dohrnii) é diferente. Não foi achando a "fonte da juventude", mas sim com uma capacidade de rejuvenescer indefinidamente as próprias células, ou seja, ficar imortal. O que não significa que ela não possa morrer, por exemplo, sendo comida por outro ser como a "Dermochelys coriacea" ou tartaruga de couro. 

A imortalidade dessa água-viva é só para causas naturais como a velhice. O corpo das águas-vivas assume vários formatos durante a vida. Mas essa em especial, consegue fazer o processo ir ao contrário, rejuvenescendo quando se reproduz ou em momentos de crise, quando ferida,em alimento ou quando envelhece.” 


 O único medo dos cientistas atualmente é que, como essa criatura pode pegar carona nas águas de lastro, elas acabam parando em lugares que antes não existiam esses seres imortais, reproduzindo-se em excesso, causando um grande desequilíbrio ecológico, o que pode levar a extinção de algumas espécies. 
Mas nem tudo é só desgraça, os cientistas também acreditam que ao decifrar os mecanismos de rejuvenescimento dessa água-viva possa levar a cura do câncer.

5 Invenções que contrariam as Leis da Física


A realidade é mesmo muito estranha. Dias atrás, publicamos um artigo sobre o polônio, um elemento químico que, apesar de muito letal, pode ser encontrado naturalmente no meio ambiente. Agora, preparamos uma lista com cinco invenções ou substâncias que chegam a ser mais esquisitas do que uma axila robótica. Vamos a elas. 



1 - Condutores Elásticos

Condutores elásticos oferecem avanços para "wearable computers"  Já existem muitas notícias sobre os “wearable computers”, ou seja, gadgets ou computadores que podem ser usados como acessórios de moda ou peças de roupa. O Tecmundo já publicou, inclusive, uma galeria sobre esse assunto. Mas pesquisadores japoneses resolveram levar esse conceito a um patamar muito maior. A “malha” exibida acima é, na verdade, um material elástico feito com nanotubos de carbono e capaz de conduzir energia elétrica por meio de transistores. Com ela seria possível construir máquinas completamente flexíveis, a ponto de serem esticadas até dobrarem de tamanho e voltarem ao normal sem que fossem danificadas.



2 - Alumínio Transparente

Latas de refrigerante ficariam mais bonitas com alumínio transparente  Imagine um material resistente como o aço e transparente como o vidro. Impossível? Não mais. Apesar de a ideia ter origem em um dos filmes de Jornada nas Estrelas, o alumínio transparente já é um produto real e, além disso, muito desejado pela indústria militar. Em um mundo cada vez mais preocupado com a segurança, a existência de um alumínio transparente favorece o aparecimento de janelas mais resistentes a tiros ou grandes impactos, ideais para automóveis e aviões.

3 - Ferrofluido
 Imagine um líquido que pode reagir a campos magnéticos. Bizarro, não? Mas isso existe e tem o nome de “ferrofluido” ou “fluido magnético”. Graças às nanopartículas ferromagnéticas de hematita ou magnetita, esse material pode interagir com ímãs e assumir formas muito curiosas, como pode ser constatado no vídeo acima. As aplicações do ferrofluido são bem variadas. Capaz de ser usada como redutora de atrito, a substância se torna muito conveniente para a engenharia mecânica. Além disso, a NASA tem estudado o uso do fluido magnético como base de um sistema de altitude para suas aeronaves. Ainda, como se não bastasse, a medicina pode usar o líquido como contraste em exames de ressonância magnética, ajudando, inclusive, na detecção de câncer.


4 - Aerogel

Aerogel, um dos materiais mais leves e menos densos do mundo  Esse é o preferido da galera do Tecmundo. Já publicamos um artigo sobre ele, mas caso você não se lembre, o aerogel é um material leve como o ar, mas resistente como o aço. Além disso, a aparência desse material é tão futurista quanto à do ferrofluido. Existem diversos usos práticos para o aerogel. A NASA, por exemplo, já usou o material para capturar partículas de poeira espacial, e o sólido serve como um ótimo isolante térmico, chegando a ser 39 vezes mais eficaz do que a melhor fibra de vidro térmica que existe atualmente.

5 - Fluido não newtoniano
Grosso modo, podemos dizer que um fluido é considerado não newtoniano quando não tem uma viscosidade bem definida e pode se solidificar ao ser submetido a uma tensão. Um bom exemplo são aquelas piscinas cheias de água e amido de milho, usadas em alguns programas de auditório da televisão. Ao pisar fortemente sobre o líquido, ele se solidifica momentaneamente e o participante consegue correr sobre a “água”. A indústria militar pretende usar esse tipo de comportamento em trajes de combates. A ideia é que a roupa especial seja suave e confortável durante a maior parte do tempo, mas que se enrijeça rapidamente ao receber o impacto de uma bala disparada pelo inimigo. Pensando melhor, essa talvez seja uma boa ideia até mesmo para as vestimentas civis. Dessa forma, as pessoas ficar mais seguras e, ao mesmo tempo, continuar na moda

FONTE:http://www.tecmundo.com.br

10 truques para você brincar com seu cérebro

O cérebro é o principal órgão e centro do sistema nervoso em todos os animais vertebrados, e em muitos invertebrados. De um ponto de vista filosófico, pode-se dizer que a função mais importante do cérebro é servir como estrutura física subjacente da mente. Apesar do rápido avanço científico, muito do funcionamento do cérebro continua um mistério. Preparamos uma lista com 10 truques bem divertido para você "brincar" com seu cérebro, confere aí:


10. Cavalos
 
No começo isso pode parecer uma piada de mau gosto. A experiência é a seguinte: Sintonize o rádio em uma estação que reproduza estática. Em seguida, deite-se em um sofá, apague as luzes e com uma fita dupla e duas metades de uma bolinha de pingue-pong, cubra seus olhos colando as metades das bolinhas conforme mostra a figura acima ( tome cuidado na hora de cortar a bolinha e colar para não se machucar). Dentro de minutos você deve começar a sentir um bizarro conjunto de distorções sensoriais.

Algumas pessoas vêem os cavalos galopando nas nuvens, outras ouvem a voz de um parente morto e logicamente algumas não conseguem ver nada e pegam no sono. Acontece que a mente da maioria das pessoas é viciada em sensações de modo que quando há poucas sensações (que é a finalidade de bolas de ping pong e estática, bloqueando os sentidos) o seu cérebro acaba por inventar suas próprias.

9. Espante a dor
Você vai pensar: “Ah não! Essa não dá para engolir!” Mas o que eu posso fazer, são dados científicos. Recentemente, o Instituto de Pesquisa da Universidade de Oxford levou à descoberta de um novo assassino de dor – o binóculo invertido.
Os cientistas demonstraram que os indivíduos que olharam suas mãos feridas pelo lado errado do binóculo ( fazendo com que tivessem a sensação que a mão estava menor) experimentou significativamente menos dor e menor grau de inchaço. Segundo os pesquisadores, isso demonstra que até mesmo as sensações corporais básicas tais como a dor são moduladas por aquilo que observamos. Então da próxima vez que você topar com o seu dedão no bidê ou cortar um dedo, faça um favor a si e desvie o olhar!

8. Confundido a Propriocepção
Isso requer duas cadeiras e uma venda. A pessoa vestindo a venda deve se sentar na cadeira de trás, olhando para as costas da pessoa sentada na frente. A pessoa de olhos vendados, em seguida, estende o braço e coloca a mão no nariz da outra pessoa. Ao mesmo tempo, ele deve colocar sua mão sobre o seu próprio nariz e começar a acariciar os dois narizes ao mesmo tempo. 
Após cerca de um minuto, mais de 50% das pessoas relatam que seu nariz está incrivelmente longo. Por esse motivo este efeito é chamado Efeito Pinóquio.
O efeito Pinocchio é uma ilusão que dá a impressão o nariz está crescendo mais e mais, como aconteceu com o personagem literário, Pinocchio, quando ele contava uma mentira. É uma ilusão de Propriocepção, estudada por Lackner em 1988.

7. Confundido sua Mente

 
Levante o pé direito alguns centímetros do chão e, em seguida, comece a move-lo em sentido horário. Enquanto estiver fazendo isso, use um dedo indicador direito e desenhe um número 6 no ar. Seu pé vai girar em sentido anti-horário e não há nada que você possa fazer sobre isso!
O lado esquerdo de seu cérebro, que controla o lado direito do corpo, é responsável pelo ritmo e o tempo de execução. O lado esquerdo de seu cérebro não consegue lidar com a operação de dois movimentos ao mesmo tempo e por isso combiná-los em um único movimento. Certas pessoas conseguem lidar com isso, porém é muito raro e por vezes resultado de um treinamento intensivo, como é o caso do Jô Soares que segundo dizem, consegue escrever com as duas mãos ao mesmo tempo coisas diferentes.

6. Confundido a visão
Esta imagem está girando?

Quantos pontos pretos existem nessa figura?
Os Blocos do centro são perfeitamente quadrados ou não?
A imagem desfocada está se movendo?
5. Síndrome do membro Fantasma, como reproduzir

O vídeo Aqui demonstra como reproduzir a síndrome do Membro Fantasma, onde você pode enganar o cérebro de uma pessoa afagando uma mão de borracha falsa e uma mão real ao mesmo tempo. Infelizmente não consegui o vídeo legendado mas não é difícil entender a prática.

O que é a síndrome do Membro Fantasma?

As pessoas que sofreram amputação de uma parte do corpo sabem perfeitamente que não é alucinação ou mentira: elas têm de fato diversas sensações nessa parte ausente. Alguém que perdeu um braço, por exemplo, pode sentir dor nele ou ter a sensação precisa de que moveu os dedos ausentes para realizar uma tarefa qualquer.
Geralmente essas sensações desagradáveis são provocadas por movimentos imaginários, inteiramente anômalos e forçados, como se as articulações se movessem no sentido antinatural, provocando dor. Essas estranhas percepções de regiões do corpo que não existem mais são conhecidas há muito pela humanidade, e chamadas atualmente síndrome do membro fantasma.
A síndrome ocorre em cerca de 85% dos amputados, e suas manifestações podem variar desde um calor prazeroso até uma intensa coceira que não tem solução… porque não há o que coçar. Os neurocientistas já têm uma explicação parcial para o fenômeno, embora seu mecanismo preciso ainda não seja conhecido. Pior: os médicos não têm como tratá-lo, embora mais de 60 estratégias clínicas, cirúrgicas, psicológicas e alternativas já tenham sido propostas.
A questão é que o cérebro do indivíduo aprendeu durante muitos anos de sua vida, antes da amputação, que a ativação daquela região específica devia ser interpretada como “braço”. Por isso, estímulos incidentes no coto, no ombro ou mesmo no queixo – um simples movimento involuntário, ou a passagem suave do vento – são percebidos como algo sentido no membro ausente.

4. O Som “20s” 18000Hz

Quer tentar escutar o “20S”, clique AQUI: Sinewave 18000Hz (em 20s)
Tente ouvir este som. Ele é chamado de “20s”, o som que apenas uma faixa etária pode ouvir. É uma onda de 18.000 Hz (em comparação, um apito de cachorro está na faixa de 16.000 – 22.000 Hz – o que significa um cão pode ouvir este som também). Este som é utilizado por alguns adolescentes como toque de seu celular para que apenas eles (e outros de sua faixa etária é claro) possam dizer quando o telefone está tocando. Na Inglaterra, por exemplo, quando as autoridades desejam expulsar os adolescentes de certos lugares, ocasionalmente utilizam esse artifício, colocando esse som em altíssima intensidade para incomodá-los (visto que só eles poderão ouvir).
O ouvido interno dos seres humanos têm um design funcional para ouvir os sons em uma faixa de freqüência. Audição não é uma mera função de ouvidos, mas sim um conjunto entre ouvido e algumas regiões do cérebro. Conforme as pessoas envelhecem, perdem a habilidade de ouvir sons mais agudos _ que é a razão pela qual apenas jovens poderem ouvir este som – é muito elevado para a maioria das pessoas com idade superior a 20.

3. Confundido seu Fotorrecepção
Olhe para o ponto central (sinal) da imagem em preto e branco por pelo menos 30 segundos e depois olhe para uma parede perto de você, você vai ver um ponto brilhante … ou não (algumas pessoas não enxergam nada, outras enxergam outra coisa)
Olhe para o olho do papagaio, enquanto você conta lentamente até 20, logo em seguida olhe para a gaiola vazia. A imagem tênue de um pássaro azul-verde deve aparecer na gaiola. Tente a mesma coisa com o cardeal verde, e uma ave magenta fraco deve aparecer.
Quando uma imagem é observada por um determinado período de tempo (geralmente em torno de 30 segundos) e, em seguida substituído por um campo em branco, o efeito chamado de pós-imagem acontece. A explicação comum dada para uma pós-imagem é a de que os fotorreceptores (cones e bastonetes) do olho ficam “cansados”, e por isso não funciona tão bem quando os fotorreceptores estão no seu estado normal, sem ser afetados pela fadiga (a “fadiga” é realmente causado pela descoloração temporária dos pigmentos sensíveis à luz contido dentro da fotorreceptores) Isso resulta em informações que são fornecidas pelos fotorreceptores por causa do desequilíbrio, fazendo com que essas imagens apareçam. Normalmente o equilíbrio retorna entre 10 a 30 segundos e por isso que as imagens vão desaparecendo do seu campo de visão.

2. Vontade de fazer xixi? Pense em sacanagem...

Pensar em sexo mantém o cérebro ocupado, por isso o desconforto parecerá menor. Temos dois impulsos da urina. Quando a bexiga expande, gera um estímulo de urinar, chamado primeiro estímulo, que é suprimível. Agora há um segundo, que é quando a bexiga está com seu volume máximo suportável. Se for esse o caso, aí não adianta pensar em nada.

1. Confundido sua Percepção
Dê uma olhada para a menina girando. Você vê ela girando no sentido horário ou anti-horário? Na verdade a rotação pode ser ligada as duas direções, embora seja difícil para muitas pessoas perceber isso. Bom, para não acabar com a diversão, não irei contar o segredo. Faça uma tentativa.

A “menina da rotação”é uma forma de a ilusão de movimento rotacional. A imagem não está objectivamente “girando” em um sentido ou outro. É uma imagem bidimensional que está simplesmente se deslocando para trás e para frente. 
Mas nosso cérebro não evoluiu para interpretar representações bidimensionais do mundo, visto que passamos nossas vidas em um mundo tridimensional (ou quadridimensional, se você considerar o tempo como parte do conjunto). 

Portanto, a interpretação visual assume que estamos olhando para uma imagem 3-D e usa pistas para interpretá-la como tal. Sem pistas adequadas, nosso cérebro decidi arbitrariamente o melhor ajuste – uma imagem 3D girando no sentido horário ou anti-horário. E uma vez que este ajuste é escolhido, a ilusão é completa -, vemos uma imagem 3-D rodando.
Agora que você leu o texto, vou contar o segredo: Ao olhar ao redor da imagem, concentrando-se na sombra ou alguma outra parte, você pode forçar o sistema visual a reconstruir a imagem e assim dando a alternativa para a escolha da direção oposta, e logo a imagem irá girar no sentido oposto aquele que você inicialmente enxergou.
 
Fonte: Duzavesso